Sem licitação
Perguntado ao prefeito da época, o mesmo me relatou que tinha de deixar os proprietários da empresa compensarem os prejuízos que tiveram desde a instalação, onde o número de usuários era muito pequeno. Pois bem, já se passaram mais de três anos e ainda não percebemos as mudanças, nem ao menos foi divulgada a situação da empresa junto ao município, que está operando através de mais um contrato emergencial - que está para vencer -, o qual não deverá ser renovado, exigindo a abertura de licitação para a exploração do trabalho.
Vereadores
No início da polêmica vários vereadores da gestão anterior cobraram na Tribuna uma providência sobre o problema, mas logo depois foi 'abafado' a discussão, e nunca mais se ouviu falar nada sobre o assunto.
O vereador Daniel Silvano Weber realizou um requerimento solicitando para que fosse ampliada a linha, visando beneficiar os Bairros Samambaial e São José (mais povoados), mais a ideia foi engavetada e a população continua a ter de se deslocar até dois quilômetros para utilizar a lotação, mesmos nos dias de chuva. Segundo o vereador, esta proposta foi apresentada ainda na campanha ao atual prefeito, sendo que o mesmo se comprometeu em atendê-la.
Horário
De hora em hora. O longo intervalo não seria o inconveniente, se a noite fosse da mesma forma. O munícipe que tiver de se locomover para outro bairro entre as 19:30 e 23:50 horas da Figueira para a Barra do Saí, terá de realizar o percurso a pé, pois não existe lotação.
Nas próximas edições vamos publicar a opinião do povo sobre o assunto, em especial das mães que tem de realizar o percurso com crianças no colo.
Outra preocupação é sobre o deslocamento de portadores de deficiência, sendo apresentado na Câmara um Projeto de Lei (280/2010), que garantia o transporte gratuito para estes usuários, a qual foi vetada pelo prefeito, que alegou que o município não possuía empresa permissionária de transporte coletivo. A Câmara ainda derrubou o veto, mais o projeto foi engavetado e ninguém mais ouviu falar sobre o assunto. Mesmo que fosse colocada em prática os veículos não dispõe de elevadores conforme determina a lei sobre a acessibilidade.
Mérito
Um dos pontos levados em consideração é realmente, a iniciativa da empresa em executar o serviço quando o município ainda não oferecia nenhum suporte. Merecidamente a Transita deveria participar da licitação, e porque não ganhá-la, desde que entenda que Itapoá cresceu, e que o setor necessita de novos empreendimentos no setor, o que inclui o aumento do itinerário e redução do tempo de espera do usuário. Caso isto não ocorra, a prefeitura deverá se ater na questão para realizar a inclusão destas novas mudanças, seja qual for a empresa que vier a administrar o serviço.
Foto: Gustavo Campos - sfs-onibus.viacircular.com.br