Diferente da esfera nacional, onde o Sistema Único de Saúde apresenta sérias deficiências no setor, em Itapoá a Secretaria Municipal de Saúde deu um importante passo para melhorar o atendimento aos munícipes. Um dos pontos mais burocrático, e de difícil obtenção é o atendimento de especialistas, onde o paciente tinha de esperar por meses para conseguir uma consulta em Joinville.
Descentralização
Pensando nisto a administração municipal está anunciando o atendimento de três especialistas: dermatologista, cardiologista e neurologista, os quais atenderão uma vez por semana no Pronto Atendimento 24 horas, através de encaminhamento médico, agendamento pela Secretaria de Saúde.
Outro ponto importante é a facilidade na marcação de exames, onde os pacientes que consultam nas unidades de saúde da família podem pedir a autorização de exames já na recepção, logo após a consulta, e o laboratório pode ser agendado por telefone. Além disso, o processo de TFD (Tratamento Fora do Domicílio), antes realizado apenas na Prefeitura, também está sendo realizado nas unidades de saúde, junto com o pedido do médico.
Exames
A ação não vai acabar com a fila de espera, mas com certeza vai reduzir muito o tempo do atendimento, iniciativa esta digna de elogios aos responsáveis pela administração municipal. Infelizmente não podemos dizer o mesmo sobre o atendimento do Estado e da União, pois os exames não laboratoriais ainda dependem de Joinville, e com certeza levam meses para serem liberados, se tornando motivo de desespero para aqueles que não podem pagar.
Numa tentativa de ‘maquiar’ a situação, profissionais de saúde, oferecem aos pacientes, serviços pagos pelo ‘Social’, onde a pessoa arca com a metade do valor do exame. Após receber a notícia que irá esperar por meses para serem chamadas, os pacientes que possuem poder aquisitivo para pagar, o fazem de imediato, deixando o Estado desobrigado de atender a população. Já os que não possuem, sentem na ‘carne’ o descaso do Poder Público.
É na doença, onde as pessoas estão emocionalmente abaladas, e depositam todas suas esperanças no governo, e nestas situações ficam em desespero, por não terem a quem recorrer. Esta situação acontecem aos milhares todos os dias, enquanto que as verbas que deveriam ser aplicadas em saúde e educação, estão sendo utilizadas para projetos supérfluos, isto quando não vão parar no bolso dos corruptos.
Uma mulher procurou nossa redação, onde mostrou seus encaminhamentos para a realização de um simples exame de pré-natal. A criança nasceu, e até o momento a mesma não foi chamada.
Foto ilustrativa:dfcoisasdagente.blogspot.com