TPL_JM-RAINBOW_SEARCH

                                                                                

Projeto de Ampliação da Jornada Escolar. Desde que o Governo do Estado acabou com o Projeto Segundo Tempo - sem ao menos pensar no grande benefício que o mesmo oferecia as crianças e jovens de todo o Estado -, algumas prefeituras chamaram para si a responsabilidade, e criaram projetos paralelos mantidos pelo município. Antes administrado pelo Instituto de Tecnologia Aplicada a Educação Novo Horizonte, o projeto apresentava sérias dificuldades, sendo que até hoje se investiga a utilização da verba pelo instituto.

 

Para não acarretar prejuízos as centenas de alunos que participam das atividades, a Prefeitura Municipal de Itapoá, criou o Projeto de Ampliação da Jornada Escolar, cuja aceitação é maciça por toda a população. Ocorre que em certas modalidades a procura é muito grande a exemplo do Surf, que segundo a Secretaria Municipal de Educação possui apenas cerca de 25 pranchas de iniciação (soft), com aproximadamente 350 crianças e adolescentes matriculados.

Campanha

Pensando em possibilitar o ensino a todos os inscritos, foi lançada hoje (22), uma campanha para arrecadar pranchas em boas condições de uso. O objetivo é democratizar e desenvolver a modalidade, oportunizando e ampliando as possibilidades de contato deste esporte a números ainda mais expressivos de garotos e garotas da rede pública de Itapoá. Conforme a organização do projeto, geralmente os surfistas possuem mais de uma prancha para se adequar às condições do mar, buscando modelos de shapers mais atualizados.

Doações

Sempre haverá uma pranchinha encostada, obsoleta ou até necessitando de pequenos reparos, e que podem ser reutilizadas. Dessa forma, a campanha de doação de pranchas visa sensibilizar que, uma prancha às vezes sem uso, pode fazer a diferença para muitos garotos que encontram no surfe a possibilidade de autodesenvolvimento psicomotor e social, especialmente porque sempre são acompanhados por profissionais qualificados que, da mesma forma, utilizam o surfe como ferramenta de acesso à cidadania, valores e qualidade de vida”, diz Cláudio Sérgio Costa da Silva, coordenador do Projeto Ampliação da Jornada Escolar.

Modalidades

Além do surf. O projeto oferece as seguintes modalidades: dança livre, ballet, judô, capoeira, música, RAP (recreação, esporte e projeto), DAG (dança, arte circense e ginástica geral). As doações podem ser encaminhadas diretamente aos núcleos ou pelo contato (47) 3443-6405/9717-9505. Informações: Cláudio Sérgio Costa da Silva,  Coordenador do Projeto Ampliação da Jornada Escolar

Fonte e Foto: Augusta F. Gern

TPL_JM-RAINBOW_ADDITIONAL_INFORMATION