Sem saibro ou pavimentação, a maiorias das ruas de nosso município estão intransitáveis. Nos Bairros São José e Samambaial, a situação está crítica, com verdadeiras crateras cobertas por água, causando sérias avarias nos automóveis, que se agravam em época de chuvas, pois o número de máquinas (patrola) é reduzido, e nunca sobra tempo para as ruas transversais às duas avenidas.
Até mesmo a Ana Maria Rodrigues de Freitas - que apresenta um grande fluxo de veículos -, está em péssima situação, em especial no trecho entre o Supermercado Verdes Mares e a Avenida Celso Ramos, local este, que recebe o trabalho das máquinas, mas que ao chover, forma novamente os ‘panelões’, pois não foi colocado o saibro para compactar a areia.
Desespero
É comum encontrar todos os dias veículos encalhados nestas ruas, onde por vezes os condutores - que tentam levar seus filhos até as escolas da região -, são surpreendidos pela lama, não tendo como transpor com o veículo, ficando preso dentro das poças. Em muitos casos, especialmente envolvendo mulheres, os motoristas ficam impossibilitados de descerem do carro que está atolado, e quando o fazem, ficam completamente cheios de lama, indo atrás de socorro.
Em 2011, o vereador Daniel Silvano Weber defendeu na Câmara de Vereadores, seu projeto de setorização do município, ou seja, dividir Itapoá em cinco setores, sendo que cada um teria uma patrola, uma retroescavadeira e um caminhão, acabando de vez com os problemas de conservação de ruas e estradas rurais.
O prefeito da época não atendeu o projeto, o qual como os outros foi engavetado, mas espera-se que agora nesta gestão o mesmo volte a pauta e possa ser colocado em prática.
Enquanto não for realizado investimento pesados no setor de obras, a população tende a continuar ‘amassando barro’ sem ter ao menos a quem reclamar.