Após um longo período inativo, o CONSEG (Conselho Municipal de Segurança de Itapoá), está reestruturando seu quadro diretivo, visando ativar novamente o Conselho, o qual é um órgão de suma importância dentro da área de segurança de cada cidade.
Pensando assim, membros da sociedade itapoaense se reuniram no último dia 26 no Lar dos Idosos de Itapoá, para compor uma diretoria provisória, composta por três membros efetivos que irão compor a Comissão Eleitoral, os quais terão de analisar as chapas inscritas e dar os devidos encaminhamentos à eleição da nova diretoria para o biênio 2013/2015.
Para isto, ficou definido que Osmar Henrique Müller, Dayana Karina Correa da Silva e Maycon Rodrigo, seriam os responsáveis de garantir as novas eleições, para que o Conselho possa a voltar a atuar com força total ainda no mês de março.Os interessados em se inscrever (membros efetivos), poderão realizar seus requerimentos até o dia 08 de março de 2013 diretamente à Comissão Eleitoral.
Conseg
Os Conselhos são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.
Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentados pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985.
Cada CONSEG exige, para sua homologação pelo Secretário da Segurança Pública, a participação de dois membros natos, quais sejam o Delegado de Polícia Titular e o Comandante da Polícia Militar no bairro ou município onde funciona o Conselho.
Além deles, participam também representantes dos poderes públicos, das entidades associativas, dos clubes de serviço, da imprensa, de instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústria, comércio ou prestação de serviços, bem como outros líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na área de circunscrição do respectivo CONSEG